terça-feira, 5 de março de 2013

O Legado da Mulher.


No dia 8/3, será celebrado o dia internacional da mulher. A ideia surgiu num contexto em que mulheres lutavam por condições melhores de trabalho e também pelo direito de voto, nos primeiros anos do século XX. Interessante pensar em como o papel da mulher se diversificou nos últimos tempos.
A mulher foi criada a partir da costela de Adão, conforme escrito em Gênesis capítulo 2, versos 20 ao 22: “Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe.” No verso 18, está escrito: “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.”Deus criou a mulher com o intuito de que fosse uma auxiliadora idônea.
Esse é o objetivo principal para o qual fomos criadas. No entanto, que tipo de mulheres temos visto hoje, dentro e fora das igrejas? Infelizmente, a mulher moderna, contemporânea, como se diz nos nossos dias, tem deixado de cumprir esse o seu papel principal, com a família, esposo e filhos. Vemos mulheres tolas, como mencionado em provérbios destruindo suas próprias casas, por falta de sabedoria no falar e agir.
É verdade que a mulher, como também o homem vivem o ativismo que é uma das consequências da pós-modernidade. Hoje, ela é esposa, mãe, filha, nora, estudante, obreira, profissional, chefe da família. Ela trabalha o dia todo e quando chega à casa tem uma segunda jornada com os afazeres domésticos, essa é a realidade de muitas mulheres. Mas o que Deus quis dizer quando disse que o homem precisava de uma auxiliadora que lhe fosse idônea? Auxiliadora se refere a alguém que ajuda a cumprir algo, ou seja que possa auxiliar o homem, o marido a cumprir o propósito de Deus aqui na terra.
“Seja idônea” é uma expressão que indica que a mulher supriria o que faltasse ao homem e vice-versa. Ambos se completariam. Deus criou homem e mulher para que caminhassem juntos, numa mesma direção. Mesmo que a mulher hoje tenha alcançando grandes vitórias, como ocupar cargos que antes seriam impossíveis, como presidente de um país, diretora de grandes empresas etc, ela vem perdendo também algo de si mesma, talvez o carinho, o amor, a doçura para lidar com as situações da vida. Esse complemento tão importante aos homens que, muitas vezes, lidam melhor com o lado racional e físico do que com o emocional.
A vontade de Deus é que as mulheres, possam realmente cumprir o propósito da criação. Auxiliadora do marido, boa mãe, intermediadora de relacionamentos sadios, tementes a Deus e mulheres que amam, a ponto de todas as noites dobrar os joelhos e clamar, chorar, orar pelos filhos e marido para que sejam salvos. Que neste ano, ao celebrar o dia da mulher, lembre sim de todas as conquistas que elas tiveram, mas não se esqueça de clamar para que elas jamais se desviem e esqueçam de que foram moldadas à imagem e semelhança de Deus, que da costela do homem foram formadas, para que de volta, unidas a eles, possam completar a obra de Deus, edificando a família deixando um legado para a sua geração.
Deus abençoe!

Nenhum comentário :

Postar um comentário